Receitas

SHIMEJI AO LIMÃO

INGREDIENTES:


    •    01 Bandeja de shimeji
    •    01 Limão siciliano
    •    3 dentes de alho
    •    Azeite para refogar
    •    Sal à gosto
    •    Meia cebola


Corte a cebola em cubos. Pique fino o alho. Lave bem o limão e passe a casca no ralo fino do ralador. Separe as pétalas do shimeji e limpe-as com um pano úmido, se for preciso.

Aqueça o azeite e refogue a cebola por 2 minutos, acrescente o alho e as raspas do limão. Refogue tudo por cerca de 1-2 minutos, apenas para perfumar o azeite. Adicione o shimeji, mexa bem para misturar com o refogado e tampe a panela. Não é preciso adicionar água, pois o shimeji vai cozinhar no seu próprio vapor. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo periodicamente. Acrescente o caldo do limão, mexa e tampe novamente a panela. Deixa cozinhar por cerca de cinco minutos ou até que esteja macio, mexendo de vez em quando.

Saboreie com um delicioso arroz, ou com algum legume.

Esse prato também pode ser feito com outros cogumelos. O shimeji é a espécie de cogumelo com maior teor de proteína e menor teor de carboidratos e gordura, quando comparado ao shitake, champignon e hiratake.

No preparo de cogumelos, não se deve lavá-los em água corrente, pois absorvem muita água e isso prejudica o sabor. Um pano úmido deve ser o suficiente para a higienização dos mesmos. Por isso, a procedência do seu cogumelo é muito importante!

No #organicosdohorto você encontra cogumelos orgânicos do Nosso Rancho e da Yuri Cogumelos.





Voltar para as receitas