Certificações

Somos uma empresa de produtos orgânicos. Localizado em Teresópolis, entregamos em grande parte do território da cidade.

A certificação de produtos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedecem às normas e práticas da produção orgânica. O produtor orgânico deve fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o que é possível somente se estiver certificado por um dos mecanismos a seguir: certificação por auditoria, sistema participativo de garantia ou controle social na venda direta. A certificação, além de garantir a qualidade do produto ou serviço ao consumidor, regulamenta os processos de produção necessários para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico e credibilidade do produto e produtor no comércio.

O princípio fundamental da agricultura orgânica é a oferta de alimentos saudáveis, produzidos sem o uso de produtos e práticas que possam contaminá-los e colocar em risco o meio ambiente e a saúde do produtor, do trabalhador e do consumidor. As práticas de produção e de comercialização devem contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade e da sociedade como um todo.

Desenvolvimento sustentável é um conceito amplo, que envolve a preservação de recursos naturais, produção com resultados econômicos satisfatórios, qualidade de vida e bem-estar para todas as pessoas envolvidas e ainda, respeito a cultura, modo de vida e conhecimentos dos agricultores e produtores.

Práticas sustentáveis da agricultura orgânica vão desde a escolha do que vai ser plantado até o destino dado aos resíduos da produção. Preservar e aumentar e a biodiversidade; reduzir a contaminação e o desperdício do solo, do ar e da água; manter e aumentar a vida e a fertilidade do solo são princípios básicos que tem uma estreita relação com a produção de alimentos orgânicos.

Não menos importante do que a relação entre seres humanos e natureza, a relação ética e respeitosa entre os próprios seres humanos constitui outro pilar básico da agricultura orgânica. Sendo assim, os produtores orgânicos zelam pelo cumprimento da legislação trabalhista e relações justas e dignas com os trabalhadores e sua família. Respeito às tradições e cultura, ambiente de trabalho seguro e saudável, capacitação técnica e melhoria de qualidade de vida – é o básico que qualquer trabalhador precisa!

Existe uma grande diferença entre “produto natural ou artesanal” e produto orgânico certificado. A certificação é, portanto, uma garantia de que produtos rotulados como orgânicos tenham de fato sido produzidos dentro dos padrões da agricultura orgânica.

Produto Orgânico Brasil - Certificação por auditoria ABIO - Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro

Orgânicos do Horto

Somos uma empresa de produtos orgânicos. Localizado em Teresópolis, entregamos em grande parte do território da cidade.
A loja Orgânicos do Horto é uma loja especializada em produtos 100% orgânicos. Oferecemos frutas, verduras e legumes orgânicos certificados, além de alguns alimentos industrializados orgânicos. Em um conceito moderno, misturando mercearia e conveniência.

Alimentos +

Saudáveis

Nossas entregas

Fazemos entregas em Teresópolis e indicamos parceiros que entregam nossos produtos no Rio de Janeiro e Niterói. Aguardamos o seu contato!

Que tal uma vida mais orgânica?

Cadastre-se para receber novidades, receitas e ofertas exclusivas.